terça-feira, agosto 10, 2010

Pandemia da Gripe A (H1N1) - Período pós-pandémico


A Directora-Geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, por sugestão do Comité de Emergência, declarou hoje o fim do período pandémico da gripe A(H1N1).
A OMS prevê que aquele vírus possa assumir um comportamento sazonal, isto é, próprio das semanas frias do ano, pelo que aconselha vigilância e a adopção de adequadas estratégias de vacinação durante o período pós-pandémico agora declarado, sobretudo no que se refere aos grupos de risco.

retirado do site da DGS

Ainda não podemos estar descansados, mas é uma notícia tranquilizadora. No entanto as medidas de higiene instituidas durante a pandemia devem ser sempre mantidas...a gripe sazonal aproxima-se e tudo aponta para que o vírus mais frequente seja o H1N1. As vacinas da gripe 2010/2011 já virão preparadas para fazer face a este vírus. De relembrar que apesar de em Setembro já se encontrarem comercializadas, só devemos vacinar, segundo a DGS, a partir de Outubro. Uma outra recomendação: a vacinação deverá ser realizada nos Centros de Saúde e pelos enfermeiros.

Sem comentários: