domingo, outubro 02, 2011

Vacinação contra a gripe com a vacina trivalente na época 2011/2012

Saiu a semana passada as Orientações para a Vacinação contra a gripe com a vacina trivalente na época 2011/2012( fonte DGS).

Os grupos‐alvo prioritários para vacinação, são:
-Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
-Doentes crónicos e imunodeprimidos, com mais de 6 meses de idade;
-Grávidas com tempo de gestação superior a 12 semanas;
-Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (lares de idosos, designadamente).


A vacina deve ser administrada, preferencialmente, em Outubro, podendo, contudo, ser administrada durante todo o Outono/Inverno.

A vacinação com a vacina trivalente contra a gripe é independente da vacinação anterior com a vacina monovalente contra a gripe A(H1N1).

As pessoas com imunodepressão, que nunca tenham sido vacinadas com a vacina monovalente contra a gripe A(H1N1) nem tenham tido infecção confirmada laboratorialmente, devem vacinar‐se com uma dose de vacina monovalente A(H1N1), seguida, com intervalo mínimo de 4 semanas, de uma dose da vacina trivalente.

Às crianças até aos 8 anos de idade (inclusive) que não tenham sido previamente vacinadas com a vacina trivalente, deve ser administrada uma 2ª dose, após, pelo menos, 4 semanas.

A vacinação dos profissionais de cuja actividade resulte um risco acrescido de contrair e/ou transmitir gripe deve seguir os critérios definidos pelos respectivos Serviços de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.

Este ano existem critérios de vacinação gratuita - consulte o site da DGS ou a sua equipa de saúde para saber se estará abrangido/a.

Existem no mercado inúmeras vacinas ( este ano foram modificadas algumas e surgiram outras novas) para dar cobertura quer ao vírus que causa a gripe sazonal quer o vírus H1N1.
Deverá informar-se de qual a mais indicada para si junto da sua equipa de saúde, solicitando a respectiva prescrição/receita médica.

A vacinação é resposabilidade da sua equipa de saúde pelo que deverá ser vacinado pelo/a enfermeiro/a de família. Não facilite e dirija-se á sua Unidade de Saúde para ser vacinado.

Sem comentários: