sexta-feira, outubro 24, 2008

A diabetes

Ser diabético nos dias de hoje não deverá ser encarado como um prenuncio de morte.
Muito pelo contrario... hoje em dia e com os avanços da ciência podemos quase afirmar que o diabético é igual a quem não é diabético, se assim quiser.
Não será fácil, e acredito que só com muita força de vontade se poderá ter um controle sobre esta doença...
Costumo dizer aos diabéticos que eles têm 3 amigos: alimentação equilibrada, exercício e medicação. Se respeitarem as recomendações chegaremos a valores desejáveis e teremos a diabetes controlada.
O utente com diabetes é uma pessoa normal como qualquer outra... no entanto precisam de mais auto-controle e nem sempre isso é fácil, pois a faixa etária dos diabéticos é mais elevada, o que faz com que por vezes a percepção das nossas recomendações não seja a melhor.
O exercício é o mais difícil de conseguir porque as limitações na mobilidade já se fazem sentir e uma das queixas é o não conseguir andar sem dor...
A alimentação costuma ser mais fácil de acertar, mas para isso as recomendações são dadas caso a caso pois os gostos pessoais influenciam uma dieta.
Em relação á medicação quando se trata de cumprir a tabela instituida não é dificil, mas quando se começa a falar em insulina o caso muda de figura....
O tabu de ser o fim de linha, o picar/injectar, traz muitas vezes o não quererem iniciar insulina.
É claro que é explicado todo o manacial de consequencias/problemas que advêm de uma diabetes mal controlada... mas nem assim se consegue que o utente com diabetes inicie insulina.
Muita coisa poderia falar aqui...com a diabetes existem muitos assuntos em discussão. Daria muitas páginas paraa escrever....
Beijinhos a todos....

PS.
relativamente a alimentação, vejam o artigo do Público:
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1347776&idCanal=2100

Sem comentários: