sexta-feira, outubro 31, 2008

ruptura de aneurisma após praxe

Um aluno da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria sofreu a ruptura de um aneurisma cerebral, depois de uma praxe académica.
Questiona-se agora se a praxe poderá ter despoletado a ruptura do aneurisma, mas apesar dos receios da família, não está provada relação directa entre o incidente e o ritual.

A ruptura de um aneurisma pode acontecer em qualquer circunstância, mas as praxes podem provocar danos a quem tenha problemas de saúde, sejam aneurisma ou outros. Para quem está a entrar no meio a académico e quer fazer parte desta nova vida, e ainda por cima desconehce que tem problemas de saúde, é um risco que terá de correr, como tantos outros na vida...

Embora compreenda que a mãe esteja traumatizada com a situação, não concordo quando "adverte os outros pais para que, sempre que possível, evitem que os filhos andem nestas coisas"...

mais em http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=1036366


O que é um Aneurisma cerebral?
é uma dilatação anormal de uma artéria cerebral que pode levar a ruptura da mesma no local enfraquecido e dilatado.
Uma comparação de como se parece um aneurisma é a dilatação ou irregularidade da câmara de um pneu. Formam-se irregularidades na superfície da câmara e em um destes locais há ruptura da mesma com perda de ar sob pressão. Nos indivíduos que têm aneurisma cerebral há a ruptura desta irregularidade da artéria cerebral e "vazamento" de sangue para um espaço virtual que existe no cérebro chamado de "espaço subaracnóide".
A ruptura inicial de um aneurisma cerebral leva à morte quase um terço dos pacientes. Alguns pacientes apresentam dois ou mais episódios de hemorragia do aneurisma cerebral. Em cada uma das hemorragias o risco de morte vai se somando.

Sem comentários: