quarta-feira, março 11, 2009

Consultas sobre Saúde Nutricional gratuitas

Mês Europeu do Cancro Colo-rectal com apoio a doentes


No primeiro aniversário do Mês Europeu do Cancro Colo-rectal (CCR), a associação Europacolon dá mais um passo no apoio aos doentes de cancro do intestino criando uma consulta de nutrição gratuita. O principal objectivo desta iniciativa é informar e sensibilizar a população.

Já a partir desta semana, a associação disponibiliza um novo serviço direccionado aos doentes de cancro do intestino com consultas de aconselhamento nutricional gratuitas.




O objectivo é ajudar o doente a ter uma atitude saudável no seu dia-a-dia e promover os meios que aumentem a sua qualidade de vida. A nutrição é uma componente primordial no bem-estar do doente e contribui de forma significativa para um melhor tratamento da doença.

Para Vítor Neves, presidente da Europacolon Portugal “importa fomentar o desenvolvimento de processos clínicos de excelência no nosso país, em tudo o que à doença disser respeito, contribuindo para a melhoria dos cuidados médicos, apoiando a investigação, a formação e encorajando a evolução clínica, bem como continuar a promover os projectos de prevenção e educação junto da população”.

A criação de uma consulta de apoio nutricional, orientada para as necessidades específicas dos doentes de cancro colo-rectal, o cancro com maior incidência no nosso país, vem juntar-se a outras iniciativas de responsabilidade social desenvolvidas pela Europacolon Portugal.

Lista de espera

Destaca-se o lançamento de uma Linha de Atendimento (808 200 199) a doentes com cancro do intestino e à população em geral, em 2007 e a criação de consultas de acompanhamento psicológico em 2008. No entanto, o Ciência Hoje ligou para a linha e não havia ninguém disponível para prestar esclarecimentos e sugeriram uma lista de espera.

A associação pretende assim facultar informação sobre a doença, sintomatologia, áreas de risco, estratégias de prevenção, opções de tratamento, aos doentes, familiares e/ou cuidadores e profissionais de saúde.

“Enquanto Associação pretendemos apoiar o doente na percepção das repercussões da doença no seu dia-a-dia e o que poderá fazer para as minimizar,” disse o presidente.

Margarida Vieira, Nutricionista e Mestre em Nutrição Clínica, irá fazer as consultas presenciais, gratuitas, nas instalações da Associação às segundas e terças das 10h às 12h.

O Mês de Março é, desde 2008, o Mês Europeu de Sensibilização para o Cancro Colo Rectal. A Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino apresentou esta iniciativa, no Parlamento Europeu com o objectivo de sensibilizar para o rastreio e o diagnóstico precoce como formas de prevenir a doença.

Sobre o Cancro Colo-Rectal

O Cancro Colo-Rectal é o segundo tipo desta doença mais comum na Europa Ocidental, logo a seguir ao do Pulmão nos homens e ao da mama nas mulheres. Mais de 417 mil pessoas são diagnosticadas, por ano, com CCR, na Europa todos os anos, com taxa de mortalidade superior a 50 por cento.

Em Portugal estima-se que existam mais de 6.500 novos casos por ano, o que equivale a dizer que morrem por dia mais de dez pessoas com esta doença. É o cancro com maior incidência em Portugal.

Sem comentários: