terça-feira, março 24, 2009

a diabetes desconhecida

Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. Aliás, se o doente for determinado neste papel de autovigilância, a sua vida ficará muito facilitada.


Cerca de 395 mil portugueses desconhecem ter diabetes e muitos só são diagnosticados quando surgem complicações, revela o primeiro estudo nacional de prevalência da doença, apresentado hoje em Lisboa.

No total, mais de 900 mil pessoas em Portugal são diabéticas, indica o estudo, promovido pela Sociedade Portuguesa de Diabetologia e Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), e integrado no Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes da Direcção-Geral da Saúde.

Luís Gardete Correia, presidente da APDP, explicou que a prevalência da diabetes na população portuguesa entre os 20 e os 79 anos é de 11,7 por cento, o que corresponde a 905.035 pessoas.

O estudo revela ainda que 5,1 por cento dos diabéticos não estão diagnosticados.

"É preocupante porque são pessoas que têm a doença, que está a evoluir, mas que muitas vezes só são diagnosticadas quando têm uma complicação" de saúde relacionada com a diabetes.

Comparando com outros países europeus, os números nacionais são dos mais elevados, mas Gardete Correia recordou que os dados da Alemanha e da Inglaterra já têm algum tempo, pelo que, se fossem actualizados, provavelmente ficariam ao mesmo nível das estatísticas portuguesas.

Este estudo foi desenvolvido de forma aleatória em 122 locais do país, atendendo à densidade populacional e zonas urbanas e zonas rurais, com uma amostra de 5.167 pessoas representativas do país inteiro.

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos.

mais em http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1370631&idCanal=62

Sem comentários: