quarta-feira, julho 22, 2009

como parar a Gripe A H1N1

1. Mantenha-se correctamente informado:
A actualização da informação sobre a Gripe A está disponível na Internet através das páginas web da Organização Mundial de Saúde ou da página da Direcção Geral da Saúde.

2. Evite a transmissão do vírus:
ponha em prática e ensine às crianças as medidas de prevenção e controlo das infecções respiratórias :
• Lave frequentemente as mãos com água e sabonete líquido (em alternativa, use um desinfectante à base de álcool). A correcta higienização das mãos é uma das medida mais importantes para reduzir o risco de transmissão de uma infecção de uma pessoa para outra.
Aprenda a técnica correcta.
• Evite o contacto próximo com pessoas com gripe
• Se estiver com gripe, mantenha-se em casa e afastado dos familiares.
• Cubra o nariz e a boca quando tossir ou espirrar, de preferência com um lenço de papel de uso único (descartável); no caso de não ter lenço tussa ou espirre para o cotovelo e não para a mão.
• Deite ao lixo os lenços imediatamente depois de utilizados e, de seguida,
• Faça uma correcta higienização das instalações, recorrendo a sabões e desinfectantes habituais e fazendo uma ventilação adequada.

3. Ajude a monitorizar a gripe aderindo ao sistema on-line disponível em : http://www.gripenet.pt/

4. Siga os conselhos das autoridades de saúde pública:
siga as instruções relativas às medidas de saúde pública como o encerramento de instituições, distanciamento social e no caso de estar com sintomas de gripe (Febre (>38ºC) e um dos seguintes sintomas: sintomas respiratórios como tosse ou nariz entupido; dor de garganta; dores corporais ou musculares generalizadas; arrepios; dor de cabeça; fadiga; vómitos ou diarreia) contacte a linha de saúde 24 (808 24 24 24).

5. Se viajar:
consulte as recomendações para viajantes (do Ministério da Saúde e Direcção Geral da Saúde ou da Organização Mundial de Saúde)

6. Prepare-se com a sua família para eventuais emergências:
Isso pode passar por ter a informação de saúde da família actualizada e algum armazenamento de bens essenciais como alimentos e medicamentos. Prepare-se com a sua família.

7. Voluntarie-se para ajudar:
na assistência aos doentes ou suas famílias, se tal apelo for feito na sua comunidade

8. Se pertence a um grupo de risco, tome a vacina.

Sem comentários: