domingo, julho 05, 2009

Gripe A - O que podem as empresas fazer para se prepararem?

A Ministra da Saúde alertou para a necessidade de as empresas accionarem os seus planos de contingência para fazer face à pandemia, já que o país não pode parar.

Algumas das maiores empresas portuguesas já têm estes planos desde que se falava numa eventual pandemia da gripe das aves e garantem estar preparadas para enfrentar a situação.

Numa atitude responsável, as empresas têm planos de contingência para actuar face às diversas situações - problemas de energia, greves, problemas com sistemas informáticos, catástrofes naturais, etc. - a nível local ou regional.


Um planeamento antecipado e o desenvolvimento de um plano para a pandemia de gripe constituem uma medida importante. Este plano deverá incluir a identificação das funções críticas da empresa, as possibilidades de trabalhar a partir de casa, uma maior atenção às questões de higiene, máscaras faciais, etc., a fim de minimizar o impacto de uma pandemia.


O plano deve igualmente identificar o acesso a uma terapêutica adequada para intervenção médica, incluindo antivirais, nos termos da legislação e regulamentos locais. As empresas poderão ainda necessitar de aconselhamento médico sobre o fornecimento de antivirais às famílias dos seus colaboradores.

As pandemias de gripe são eventos raros, mas recorrentes. Ocorrem normalmente com intervalos de 10 a 40 anos. O exemplo mais conhecido é a pandemia de 'gripe espanhola' de 1918, que se estima que tenha causado a morte a 30 a 50 milhões de pessoas em todo o mundo.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pandemia de gripe ocorre quando aparece uma nova estirpe do vírus influenza A contra a qual a população humana não tem imunidade. Em todo o mundo, ocorrem surtos sucessivos que podem dar origem a números elevados de mortes e casos de doença, causando uma perturbação generalizada da estrutura social.

Segundo a Direcção Geral de Saúde:

"A OMS recomenda que os países e as empresas se preparem para uma possível pandemia de gripe, pois, apesar de não se poder prever quando vai ser o seu início, existe actualmente esse risco.

Em situação de pandemia de gripe, as empresas têm um papel fulcral a desempenhar na protecção da saúde e segurança dos seus empregados, colaboradores e clientes, assim como na limitação do impacte negativo sobre a economia e a sociedade. Deste modo, as empresas deverão ter Planos de Contingência que contemplem a redução dos riscos para a saúde dos trabalhadores e a continuidade das actividades essenciais, de forma a minimizar o impacte de qualquer disrupção e a assegurar o funcionamento da sociedade."



Lista de verificação de preparação para uma pandemia

· Tem acesso a informações fiáveis sobre a gripe pandémica?

· Dispõe de um plano de continuidade de negócio em caso de pandemia?

· O seu plano inclui uma reserva de antivirais?

· Delineou uma estratégia de comunicação para os seus colaboradores?

· Os seus fornecedores e outros parceiros de negócio estão preparados?

· Teve em conta uma reserva de antivirais para familiares que possam contrair a gripe?

mais info no Site do Ministério da Saúde

em caso de qualquer dúvidas ligue para a linha Saúde 24: 808 24 24 24

1 comentário:

Anónimo disse...

Deveriam tomar medidas energicas, para não termos uma pademia no paises. 1ª obrigar a desinfestação de escolas, aeroportos,centros comercias, restaurantes etc. fechar as fronteiras as paises com mais insidencia de gripe. Proibir a saida de casa de pessoas com gripe. DENUNCIAR NO LIVRO DE RECLAMAÇÕES SE FOREM ATENDITOS POR PESSOAS DOENTES COM GRIPE. Evitarem sempre que possivel a ida a centros comerciais ou grandes superficies, aviões,cinemas,restaurantes porque as extrações de ar nesses locais não são limpas ha varios meses e se respira o mesmo ar contaninado. É feio as deviam andar sempre com mascaras de protecção. Não aceitarem beber em copos e chavenas , talhares e pratos de vidro só os descartaveis, fora de casa. pois nem todos têm maquina de lavar e higiene adequada. Se todos fizeremos a nossa parte, e denunciarmos vamos longe . Ou vamos fazer parte da estatistica da ome 100.000 mortos da pandemia da gripe.