domingo, julho 05, 2009

gripe A - Recomendações aos viajantes

No contexto do actual alerta pandémico relacionado com a gripe A(H1N1) e de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde e do ECDC (European Centre for Disease Prevention and Control), não há restrições oficiais relativamente a deslocações, no entanto, devem ter-se alguns cuidados:

Antes de viajar

Se tiver alguma doença crónica, consulte o seu médico.

Durante a viagem e estadia


Adopte as seguintes medidas de prevenção da doença:

  • Evite o contacto com pessoas doentes;
  • Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou toalhetes com solução de álcool;
  • Evite tocar com as mãos nos olhos, nariz e boca;
  • Cubra a boca e nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel, sempre que possível, e deitando-o no lixo de seguida;
  • Limpe as superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas e corrimãos), com um produto de limpeza comum.

A observação destas indicações é igualmente importante em crianças.

Se ficar doente permaneça no hotel ou em casa e consulte o médico, se necessário.

A utilização de inibidores da neuraminidase (Tamiflu®, Relenza®) é uma decisão médica, baseada na avaliação do risco individual.
A vacina sazonal da gripe não protege contra a nova estirpe do vírus A(H1N1).

Segundo a directora-geral da Organização Mundial de Saúde, Margaret Chan, e representantes da Agência Europeia do Medicamento (EMEA) não haverá vacina contra a gripe A (H1N1) na União Europeia pelo menos até Dezembro.

Depois de regressar

Se apresentar sintomas de gripe (febre alta de início súbito e tosse, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, dificuldade respiratória ou diarreia), dentro dos 7 dias após o regresso, ou se tiver tido contacto próximo com pessoas apresentando sintomas de gripe, deve permanecer em casa, ligar para Linha Saúde 24: 808 24 24 24 e seguir as instruções que lhes forem dadas.

Em qualquer situação, SE APRESENTAR SINTOMAS DE GRIPE NÃO VÁ A HOSPITAIS OU CENTROS DE SAÚDE! FIQUEM EM CASA E LIGUE A LINHA DE SAÚDE 24.


Alguns dados sobre a doença:

O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1)v é idêntico ao da gripe sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

O período de incubação da Gripe A(H1N1)v, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias.

Sem comentários: