domingo, abril 26, 2009

Preocupado com a gripe A (H1N1)?



Apesar de já ter chegado à Europa, incluíndo Portugal, trata-se de um vírus ao qual o nosso sistema imunológico é capaz de resistir - H1N1. Além disso, chegou à Europa na fase de menor risco, uma vez que estamos no fim da época de gripes e perto do calor do Verão, altura em que os vírus da gripe se tornam praticamente adormecidos.

Assim, devemos estar atentos, mas sem deixar que o medo a mais esta gripe tome conta de nós
.

Há uma maneira bem fácil de se proteger contra a infecção, especialistas médicos concordam: lavar as mãos.



Autoridades médicas de todo o mundo estão preocupadas com este surto de uma nova gripe que já matou dezenas de pessoas no México, com outras mil apresentando possíveis sintomas da doença e que já infectou centenas de pessoas em todo o mundo: Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália, Ásia....

Pouco se pode fazer para prevenir uma pandemia da gripe, especialistas médicos alertam, mas eles dizem que medidas de senso comum podem ajudar indivíduos a se protegerem.

A medida número um é lavar as mãos, eles dizem - uma maneira surpreendentemente eficaz para prevenir todos os tipos de doenças, incluindo a gripe comum e a nova e misteriosa gripe suína.

"Proteja a sua tosse ou o seu espirro, lave suas mãos frequentemente", aconselhou Richard Besser, diretor do CDC.

O vírus da gripe pode espalhar-se pela tosses e espirros, mas evidências crescentes mostram que pequenas partículas do vírus podem resistir em mesas, telefones e outras áreas e serem transferidas pelos dedos quando levados à boca, nariz ou olhos.




Álcool em gel e sabonetes em espuma são eficazes na destruição de vírus e bactérias.

Qualquer um com os sintomas semelhantes ao da gripe suína, como febre repentina, tosse ou dores musculares, deve evitar o trabalho ou o transporte público e deve realizar exames médicos.




FIQUE EM CASA

"Se você tiver a gripe, então não deve andar em autocarros, comboios ou avião e viajar", disse Besser a repórteres por teleconferência.

"Distanciamento social" é outra táctica. Significa ficar longe de outras pessoas que possam estar infectadas e inclui evitar grandes aglomerações, trabalhar e até repousar em casa se a infecção se espalhar pela comunidade.

Especialistas em gripe também advertem contra o estoque pessoal de remédios antivirais.

Tamiflu e Relenza são duas drogas eficazes contra o vírus da gripe comum. O Tamiflu ou Oseltamivir, criado pela Gilead Sciences Inc e fabricado pela Roche, é uma pílula, enquanto o Relenza, da GlaxoSmithKline, também conhecido pelo nome genérico de Zanamivir, é inalado.

Os dois medicamentos tratam contra a infecção gripal, reduzindo sua gravidade e a duração da doença. Mas o tratamento, para ser eficaz, deve ser iniciado em até 48 horas após os primeiros sintomas.

Mas a pessoa comum não vai saber, precisamente, quando começar o tratamento. Muitas infecções parecem-se com a gripe, segundo a pediatra e imunologista Anne Moscona, do Weill Cornell Medical College, em Nova York.

Vírus e bactérias podem igualmente desenvolver resistência a remédios usados frequentemente. "Se você tiver Tamiflu em casa e o tomar para uma constipação ou para um vírus respiratório que não é a gripe, seremos incapazes de usar estes remédios quando encontrarmos uma versão fatal da gripe", disse Moscona.






Sem comentários: